Estudantes foram à escola contar aos alunos do 9º ano a experiência do processo seletivo; dos oito candidatos inscritos, quatro se destacaram pela aprovação em cursos técnicos do Industrial
Fotógrafo: Tetê Viviani
03/03/2015 - 04h39
A tarde da última sexta-feira (27) foi diferente para os 9ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gilda Rocha de Melo e Souza, do Jardim Indaiá. Eles receberam a visita de Caio, Jhonata, Leonardo e Laura, ex-alunos aprovados no vestibulinho da escola Industrial, que vieram dividir com os estudantes formandos a experiência de passar por um processo seletivo tão concorrido.
De acordo com a professora-coordenadora da Emef, Patrícia Quiles, o objetivo é estimular a continuação dos estudos e a participação em processos seletivos.
“Muitas vezes o aluno pensa que não consegue e desiste antes mesmo de tentar. Nosso objetivo é que eles sigam exemplos de sucesso como este, pois os estudantes aprovados estão conosco desde que a escola inaugurou e conseguiram alcançar seus objetivos porque souberam aproveitar as dicas dos professores e se dedicaram aos estudos”, afirmou Patrícia.
“Dentro de um universo com tantos formandos, apenas oito se inscreveram no vestibulinho. Foram quatro aprovados e um deles passou em primeiro lugar no curso de Mecatrônica, que é o Caio. Nossa meta é que este número aumente e, para isso, os professores estão trabalhando na preparação dos alunos desde o 8º ano, com a realização de simulados e atividades, além de adequar os conteúdos ao formato exigido no vestibulinho”, explicou a coordenadora.
Para a estudante Laura dos Santos, o apoio dos professores e as horas de estudo diário foram fundamentais. “Os professores nos incentivaram muito, principalmente o João, de História, e nos deram dicas importantes para ajudar na preparação do vestibulinho. O que tenho para dizer é que não é fácil, mas é possível. Tudo depende da nossa dedicação”, declarou a estudante.
Valorização
Para Patrícia, a receita do sucesso tem três vertentes principais: o empenho do aluno, o trabalho dos professores e o apoio dos pais. “Todos os aprovados são "alunos nossos" e sempre foram assíduos e excelentes alunos. Essa dedicação deles ao longo dos anos, somadas a um quadro de docentes que contribui decisivamente no processo de incentivo e a participação efetiva da família na vida escolar do aluno, são fatores fundamentais para o sucesso”, afirmou a professora-coordenadora.
Para o professor de História, João Otávio Júnior, o mais importante é que o aluno acredite que é capaz e queira cursar um Ensino Médio de qualidade.
“A dica que dou aos alunos é sempre a mesma: faça a diferença. Seja qual for a atividade que venha a desenvolver, seja o protagonista da escola, do bairro, da comunidade. Esteja disposto, busque a melhor alternativa, se dedique e faça diferente”, incentiva o professor.
Promovendo a Disciplina e a Aprendizagem
Após vivenciar um período difícil entre 2012 e 2013, a Emef Gilda implementou o programa Promovendo a Disciplina e a Aprendizagem (PDA), que propõe a elaboração de projetos específicos para contenção e prevenção da indisciplina.
De acordo com Patrícia, o projeto contou com a participação de representantes de todos os setores da escola (direção, coordenação, docentes, agentes educacionais, operacionais, sociais e administrativos), e parcerias com as Secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Promotoria da Infância, entre outros.
“Nos unimos e batalhamos para uma transformação da escola. Conseguimos, por meio deste projeto, organizar os processos e fechamos 2014 com sucesso absoluto”, comemora a professora-coordenadora.
A Emef Gilda Rocha de Melo e Souza atende em torno de 820 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na região do Jardim Indaiá.
Confira os nomes dos estudantes da Emef aprovados no Industrial:
Caio Luiz Chaves de Miranda - 1o. lugar - no curso de Mecatrônica
Jhonata Martins Rodrigues no curso de Mecatrônica
Leonardo Messias de Oliveira no curso de Mecatrônica
Laura Cristina dos Santos - Ensino Médio regular