Senac Araraquara oferece curso para formação de sonoplasta

Teoria e prática preparam o profissional para trabalhar na sonorização de programas de rádio, televisão ou cinema

09/04/2015 - 02h43

Vive-se, hoje, uma verdadeira explosão de canais de distribuição da comunicação: TVs públicas, TVs legislativas, TV digital, canais comunitários e educativos, programadoras e operadoras de TV por assinatura, webtvs, produtoras de conteúdo audiovisual, webrádios, rádio digital, circuitos internos de rádio, rádio empresa e mídia out of home, entre outras ramificações dessa nova configuração da indústria do audiovisual, que impulsionam o crescimento do mercado de produções. 

A partir deste cenário, o sonoplasta passa a ter uma atuação importante em uma vasta área de trabalho. Há oportunidades em emissoras e produtoras de rádio e televisão, produtoras de conteúdo audiovisual, circuitos internos de rádio, rádio empresa e mídia out of home. 

De acordo com o docente do Senac Araraquara, Robison Pedro Ferreira Barbosa, há uma grande procura por profissionais qualificados, principalmente por produtoras de dublagem e de conteúdo audiovisual. “O curso é muito completo tanto em conhecimento teórico quanto prático e oferece uma bagagem importante para o aluno”. 

O sonoplasta é o profissional que executa efeitos especiais e fundos sonoros, adequa o volume e a intensidade dos sons, insere músicas durante determinadas cenas, cria e mistura sons, ruídos e músicas, apela aos sentimentos e emoções pelos sons utilizados. Para exercer a profissão de Sonoplasta é necessário ter o registro profissional junto à SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, antiga DRT – Delegacia Regional do Trabalho. 

Para quem deseja ingressar na área de sonoplastia, o Senac Araraquara oferece a qualificação técnica Radialista – Sonoplastia, com início em 11 de abril.Com carga horária de 248 horas, o plano de curso é atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento, ministrado por docentes com experiência profissional na área e as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo.  

Segundo Robison, ocurso prepara o profissional para atuar em diversas áreas e o mercado de trabalho absorve facilmente estes profissionais. “O objetivo é desenvolver no aluno as técnicas de sonorização de programas, efeitos especiais e fundos sonoros para apoio à produção ou direção de programas de rádio, televisão, cinema, espetáculos teatrais e musicais”, explica. 

 

Panorama de mercado 

A digitalização dos processos de captação e produção de programas para Rádio e TV e a implantação, desde dezembro de 2007, do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre – SBTVD instituído pelo Decreto nº 4901/2003 e implantado pelo Decreto 5820/2006, vem impulsionando um novo nicho de mercado. 

Para o docente, há previsão que, em 2016 o sistema analógico de transmissão e recepção de sinais de TV aberta será desativado no Brasil, provocando mudanças, já que 100% das emissoras e retransmissoras brasileiras deverão migrar e transmitir pelo sistema de TV digital, e, para ter acesso a TV aberta, a população deverá trocar o seu aparelho de TV ou adquirir um conversor. 

Nesse novo contexto proporcionado pela TV digital, a multiprogramação ganha destaque por permitir que cada emissora transmita, simultaneamente, até quatro programações, criando a necessidade de desenvolvimento de mais conteúdo e a possibilidade de interatividade do telespectador, que vai exigir novas competências do profissional de Rádio e TV. Também, as possibilidades apresentadas pelo rádio digital, cuja discussão sobre qual modelo o Brasil deverá adotar nos próximos anos encontra-se em fase final, criam um ambiente com novas oportunidades profissionais. 

“Isso tem provocado novas demandas do setor produtivo audiovisual, decorrentes das conquistas tecnológicas, do crescimento do recente mercado de formatos de programas, da expansão da produção do cinema nacional e do aumento do número de produtoras de conteúdo de áudio e vídeo, gerando transformações no segmento da radiodifusão”, comenta. 

 

Serviço

 

Radialista – Sonoplastia

Data: de 11 de abril de 2015 a 8 de outubro de 2016
Horário: das 9 às 13 horas; aos sábados
Local: 
Senac Araraquara
Endereço: Rua João Gurgel, nº 1.935
Informações: no site www.sp.senac.br/araraquara ou pelo telefone (16) 3114-3000