Escola do Vale do Sol recebeu estudantes e membros do Conselho de Alimentação Escolar da cidade de Colômbia (SP), interessados no projeto apresentado há dois anos em um Encontro de Conselhos
Fotógrafo: Tetê Viviani
27/05/2015 - 03h00
CAIC Contra o Desperdício
A equipe da Educação Integral do CAIC "Ricardo Caramuru de Castro Monteiro", do Vale do Sol, recebeu na quinta-feira (21) a visita de alunos e membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) da cidade de Colômbia/SP, para conhecer o funcionamento do projeto CAIC Contra o Desperdício, apresentado pela merendeira Sônia Regina Araújo durante o II Encontro Regional de Alimentação Escolar de 2013, realizado em Colômbia.
De acordo com o presidente do CAE, o inspetor Sebastião Donizete Tavares de Lima, o objetivo da visita foi conhecer in loco todos os procedimentos adotados pelo CAIC e levar o modelo de projeto para ser implantado na cidade.
“A questão do desperdício é muito séria não só nos municípios mas em todo o País, por isso, um projeto como este, que envolve toda a escola na busca da redução das sobras dos alimentos é um exemplo e de grande interesse para nós”, afirmou Sebastião.
Os estudantes do 4º e 5º anos do CAIC “Prefeito Rubens Cruz”, supervisionados pela professora Rita Aparecida Costa, também estiveram na escola a fim de conhecer o projeto, que será implantado na escola do Selmi Dei.
A secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, recepcionou os conselheiros no CAIC e acompanhou a visita junto às técnicas do Programa de Merenda Escolar de Araraquara.
“É um projeto excelente que mostra como é possível mudar os paradigmas da alimentação de crianças e adolescentes de modo a fazê-los transformar seus hábitos, tanto na escola quanto em casa. A merenda de Araraquara é reconhecida nacionalmente pela qualidade nutricional, certificada pela Ação Federal Fome Zero, e tem grande atenção do prefeito Marcelo Barbieri, por isso, nosso objetivo é levar este modelo de projeto para todas as escolas do município de modo a engajá-las o máximo possível no combate ao desperdício”, declarou a secretária.
Troca de Ideias
Além dos membros do Conselho, os visitantes de Colômbia trouxeram 14 crianças e adolescentes que compõem o CAE Mirim, composto por alunos das cinco escolas públicas da cidade, que tem hoje pouco mais de 6 mil habitantes. E assim como os adultos, estes estudantes acompanham os processos e fiscalizam a merenda por meio de visitas nas escolas e nos depósitos, conversam com diretores e nutricionistas e ajudam também na organização do recreio.
“Aprendemos muito com esta visita em Araraquara, quando chegarmos vamos nos reunir com o prefeito para ver o que será possível ser feito na nossa cidade”, completou Raila dos Santos, também integrante do CAE Mirim de Colômbia.
Para a diretora da Educação Integral do CAIC Ricardo, Sylvana Ellero, “a troca de experiências entre cidades é muito enriquecedora e, assim como eles vieram conhecer um projeto nosso de sucesso, nós também recebemos ideias muito boas como a questão da formação de um Conselho Mirim”, afirmou Sylvana.
CAIC Contra o Desperdício
O Projeto CAIC Contra o Desperdício de Alimentos surgiu há dois anos e já transformou a realidade do horário de almoço dos alunos integrais. Antigamente, uma turma de 160 alunos jogava fora cerca de 20 quilos de alimentos todos os dias, agora, depois de dois anos e meio do projeto, sobra de um a um quilo e meio de comida.
A ideia nasceu no CE AABB Comunidade e foi levado ao CAIC por professores e merendeiros. Na aula de Educação Ambiental, os alunos aprendem as informações nutricionais dos alimentos e em que essa vitamina vai auxiliar no seu desenvolvimento. Já na mesa da merenda, os estudantes são incentivados a experimentar todos os alimentos e têm o cuidado de só pegar a porção que vão realmente comer. Os fiscais são os próprios alunos.
“Isso ajuda a suavizar a questão da inspeção junto aos alunos, já que não são apenas os professores e merendeiros falando sobre o desperdício, mas sim toda a comunidade escolar”, explicou a professora que lidera o projeto no CAIC, Vanize Pinelli.
Segundo o professor Li, o retorno do projeto tem sido muito positivo. “Antes eram dois baldes cheios de desperdício por dia, agora não dá nem meio balde e com a mesma proporção de alunos. Sem contar que tem aquela criança que nunca experimentou salada, falava que não gostava, e com o projeto passou a gostar. Outro diferencial é o professor estar junto na hora da merenda, pois ele é um modelo, um ícone para o aluno”, afirmou o docente.
“A maior parte dos alunos leva o hábito para casa e os pais na reunião falam que é muito legal. Sempre que falo sobre o projeto eles adoram, porque o filho colabora com tudo, ele é o fiscal e também o beneficiário”, acrescentou Li.
O projeto CAIC Contra o Desperdício deve ser ampliado a todas as escolas de Educação Integral do Município de Araraquara.