“Olhares em Formação” convida o público para uma experiência educativa e sensível com obras da artista araraquarense que integrou o movimento concretista brasileiro
15/05/2025 - 00h16
A força de uma cidade também se revela naquilo que ela escolhe preservar, valorizar e compartilhar. Em Araraquara, a arte ganha território — literalmente — com a 22ª edição do Território da Arte, uma das mais importantes ações culturais do interior paulista. Em meio a programação que espalha cor, forma e pensamento pela cidade, destaque para a visita guiada à exposição “Olhares em Formação”, dedicada à obra da consagrada artista plástica Judith Lauand.
A mostra acontece no Senac Araraquara e reúne trabalhos do acervo da instituição que, agora, ganham uma nova leitura com mediações realizadas pelos educadores Thomas Duque e Eder dos Santos, junto aos estudantes do curso Técnico em Design Gráfico. Uma oportunidade de conhecer mais sobre o universo de Judith Lauand com escuta, troca e reflexão com acesso gratuito.
As visitas ocorrem às quintas-feiras, nos dias 15, 22 e 29 de maio e 05 de junho, das 16h às 17h, e as vagas são limitadas a 30 pessoas por encontro. As inscrições devem ser feitas pelo site eventos.sp.senac.br.
A visita à exposição será guiada pelos educadores Thomas Duque e Eder dos Santos, com a participação dos estudantes do curso Técnico em Design Gráfico. Thomas é arquiteto e urbanista, com dez anos de trajetória em projetos nacionais e internacionais, além de professor nas áreas de Arquitetura, Design e Desenvolvimento Social no Senac-SP. Já Eder é designer, quadrinista e ilustrador premiado, com trabalhos publicados inclusive pela Marvel Comics, e tem forte atuação como docente e artista visual.
Juntos, eles propõem uma mediação que vai além da análise técnica: a visita guiada se torna um espaço de escuta, formação de repertório e valorização da arte como instrumento de transformação social.
Em sua 22ª edição, o Território da Arte reafirma a potência dos artistas do interior paulista e a importância da formação de novos públicos. A visita mediada à obra de Judith Lauand reforça esse eixo de atuação ao unir educação, história e estética em uma mesma atividade.
Raízes na Morada do Sol - Figura essencial da arte brasileira moderna, Judith Lauand nasceu em 1922, em Pontal, e formou-se em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes de Araraquara. Foi a única mulher a integrar o histórico Grupo Ruptura, marco do movimento concretista no Brasil, destacando-se por sua obra precisa, geométrica e inovadora.
Ao longo de sua trajetória, participou de exposições nacionais e internacionais, sendo reconhecida por seu pioneirismo estético e também por sua presença em um cenário artístico ainda dominado por homens.
Embora conhecida como a “Dama do Concretismo”, sua produção foi além dos limites do movimento, flertando com a arte pop, política e abstrata, sempre mantendo sua identidade marcada por linhas rigorosas, cromatismo refinado e composições dinâmicas. Com vínculos formativos profundos com Araraquara — onde iniciou seus estudos artísticos —, Judith Lauand deixou um legado potente, diverso e atemporal, que segue inspirando novas gerações nas artes visuais ela faleceu em 2012.
Ver suas obras em exibição permanente no Senac Araraquara é um privilégio para a cidade. Agora, com a mediação dos encontros propostos, o público poderá acessar outras camadas dessas criações: suas intenções, contextos históricos, conexões com a contemporaneidade e o impacto no ensino das artes visuais.
SERVIÇO
22º Território da Arte de Araraquara apresenta: "Olhares em Formação” (Visitação mediada à exposição de obras da artista plástica Judith Lauand)
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1513 - Carmo)
Datas: 15, 22, 29 de maio e 05 de junho (quintas-feiras)
Horário: Das 16h às 17 horas
Inscrições gratuitas: eventos.sp.senac.br (30 vagas)
Grátis