Araraquara mantém ações de controle e prevenção da dengue

Reunião do COE realizada nesta quarta-feira (6) apresentou a situação epidemiológica do município e reforçou a importância da vacinação e da colaboração da população

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
06/08/2025 - 20h24

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE) de Araraquara se reuniu na manhã desta quarta-feira (6) para discutir o cenário atual da dengue no município. A Secretaria da Saúde destacou que, mesmo com a redução no número de casos, as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti permanecem essenciais.

Durante a reunião, foram apresentadas as atividades de controle em andamento, como vistorias em imóveis, eliminação de criadouros, campanhas educativas e vacinação. O COE também apresentou um balanço das ações intersetoriais, com destaque para a força-tarefa realizada no antigo Tropical Shopping, onde foram eliminados criadouros do mosquito transmissor.

“Não conseguimos zerar os casos de dengue no município, por isso é fundamental mantermos as medidas preventivas”, explica a subsecretária de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Alessandra Cristina do Nascimento, integrante do COE.

Segundo ela, os índices de infestação continuam altos em algumas áreas da cidade. “A resistência de parte da população em receber os agentes da Prefeitura e a grande quantidade de materiais inservíveis com a presença de larvas ainda são grandes desafios. Por isso, as ações contra a dengue acontecem o ano todo, independentemente da conjuntura epidemiológica. É essencial que a população colabore e receba os agentes, mesmo fora da fase crítica”, reforça.

Entre as próximas iniciativas da Prefeitura está o lançamento de um concurso educativo em parceria com a Secretaria da Educação. A ação, ainda em estudo, deve envolver estudantes de todas as faixas etárias, com atividades específicas e premiações, para transformar crianças e adolescentes em multiplicadores das informações sobre prevenção e controle da doença.

A Secretaria da Saúde também ressalta a importância da vacinação para reduzir a circulação do vírus. A vacina contra a dengue continua disponível nas unidades básicas de saúde para crianças de 10 a 14 anos.

Criado em abril, o COE reúne representantes de diversas secretarias municipais para monitorar, avaliar e desenvolver estratégias de enfrentamento à doença.

Araraquara soma, desde janeiro deste ano, um total de 17.639 casos de dengue, com sete óbitos confirmados.