Clemente, que era o 1º suplente do Progressistas, assume vaga de Emanoel Sponton, cassado na segunda-feira (18)
Fotógrafo: Divulgação
19/08/2025 - 20h30
A Câmara de Araraquara oficializou nesta terça-feira (19) o retorno de João Clemente (Progressistas) ao cargo de vereador. Ele tomou posse em um ato realizado no Gabinete da Presidência, no início da tarde, e já teve tempo hábil de participar da 29ª Sessão Ordinária.
Clemente, que era o 1º suplente do Progressistas, assume a vaga que era ocupada por Emanoel Sponton, cassado por unanimidade em Sessão Extraordinária na segunda-feira (18) após investigação de “rachadinha” em seu gabinete — fato apurado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e por uma Comissão Processante aberta para o caso, cujo relatório final pediu a cassação de Sponton.
O novo vereador, na verdade, é rosto conhecido no Legislativo. Bacharel em Direito, Clemente havia sido eleito pela primeira vez em 2020, então pelo PSDB, com 1.127 votos, e ocupou uma cadeira na Câmara entre 2021 e 2024.
Agora, ele retorna para seu segundo mandato, depois de receber 1.118 votos na eleição municipal do ano passado. Desde abril, Clemente ocupava o cargo de subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos na Prefeitura.
“É uma sensação de alegria, não posso esconder. Os motivos que me trazem de volta à Casa são preocupantes, mas não menos dignos de serem festejados. Eu tenho um projeto político, pessoas que confiam em mim. É para essas pessoas que quero dar um retorno ao voltar para cá. E não só para o grupo que me elegeu. Eu sou, agora, vereador de Araraquara. A minha pauta é me preocupar com a cidade”, afirma Clemente.
Para o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), a agilidade na posse de Clemente — no dia seguinte à cassação de Sponton — “é fundamental, porque a Câmara não pode parar”.
“Precisamos garantir que a cidade siga representada e que os trabalhos continuem com excelência e serenidade. Assim como conduzimos a sessão de cassação dentro da legalidade e com transparência, seguimos agora assegurando a continuidade das atividades legislativas, sempre com responsabilidade e respeito à democracia”, avalia Angeli.
Também estiveram no ato de posse o prefeito Dr. Lapena (PL), vereadores, secretários municipais, outras autoridades e familiares de João Clemente.