O Centro de Atenção Psicossocial, que comemora em agosto 25 anos de serviços prestados, passa a contar com um espaço totalmente planejado para acolher pacientes e funcionários, graças ao convênio celebrado pelo governo Edinho com Ministério da Saúde
Fotógrafo: Divulgação
20/08/2025 - 23h31
Em meio às comemorações de aniversário de Araraquara, a cidade ganhou uma sede própria do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II “Dr. Nelson Fernandes Junior”. A unidade, que comemora agora em agosto 25 anos de atuação, foi construída de forma planejada para acolher pacientes e oferecer melhor estrutura de trabalho aos servidores públicos da saúde mental. A unidade fica na Rua Danilo Alvarenga Reis, s/n, na Vila Joinville, nas proximidades do Jardim América.
A nova sede do CAPS II, assim como a reforma e ampliação das USF (Unidades de Saúde da Família) do Jardim Paraíso e do Indaiá, entregues recentemente, integra o pacote de 24 obras realizadas pelo governo Edinho, por meio de convênio celebrado com o Ministério da Saúde.
“Trata-se de uma conquista importantíssima para a cidade. Não conseguimos inaugurar o novo prédio no nosso mandato. Essa foi uma das 98 obras que deixamos totalmente encaminhadas, com recursos lastreados, para que a atual gestão finalizasse. Fico muito feliz de vê-la pronta porque sei da sua importância para melhorar as condições de atendimento da saúde mental na nossa cidade e também das condições de trabalho dos profissionais da saúde”, afirmou o ex-prefeito Edinho, hoje presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), eleito com mais de 73% dos votos dos filiados.
“Toda minha gratidão ao presidente Lula pela sensibilidade e pelo apoio irrestrito à Araraquara. Meus agradecimentos também a toda equipe que esteve comigo para essa conquista. Equipe essa que planejou, que buscou os recursos, que organizou a contratação da empresa, enfim, agradeço a todos em nome da nossa ex-secretária de Saúde, Eliana Honain”, enfatizou Edinho. O investimento na construção foi de R$ 2.596.496,83.
Histórico
O CAPS II foi inaugurado em 22 de agosto de 2000, na gestão do ex-prefeito Waldemar De Santi numa ala do antigo Asilo São Francisco que foi reformada e adaptada. Na época, ficava no mesmo pátio do Centro Regional de Reabilitação de Araraquara. Posteriormente, em junho de 2003, durante o primeiro Governo Edinho, os atendimentos mudaram para a Avenida Queiroz Filho, 685, na Vila Velosa, numa casa também adaptada para receber o serviço. Em 2010, no mandato do então prefeito Marcelo Barbieri, mudou novamente para a Avenida José Zillioli, 491, no Jardim das Roseiras, endereço onde permaneceu até esta data.
“O serviço vem se adequando ao longo desses anos de existência para se adaptar às mudanças nas demandas de saúde mental, que crescem a cada ano, refletindo as transformações na sociedade. Agora, a cidade terá uma sede própria, pensada, projetada para esse atendimento”, destacou Eliana. Até 2024, a unidade realizava cerca de 500 atendimentos por mês.
O Caps II conta com atendimento para os transtornos mentais graves, tais como esquizofrenia, transtorno bipolar do humor, transtorno psicóticos agudo e transitório, transtornos delirantes persistentes, ideação suicida, etc. Dentre os serviços estão o intensivo (paciente passa o dia na unidade), medicação assistida, oficinas e grupos de apoio. A equipe multiprofissional é formada por profissionais da enfermagem, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, médicos psiquiatras e clínicos.
O acesso pode ser feito de forma espontânea ou referenciado (encaminhado) de outras unidades de saúde. "Mais uma vez, toda nossa gratidão ao governo do presidente Lula, que tem um olhar diferenciado para os municípios. Os recursos destinados a equipamentos de saúde são fundamentais para a Prefeitura e para o planejamento futuro da atenção básica e especializada", destacou Eliana Honain. Também está em construção a sede própria do CAPS-AD (Álcool e Drogas) com investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão, também com recursos federais.